Guia do usuário

Intelbras Guardian Parceiro

Versão deste manual: 1.2.0

Apresentação

Olá, seja bem-vindo ao Intelbras Guardian Parceiro, uma ferramenta desenhada exclusivamente para você, parceiro Intelbras.

O Intelbras Guardian Parceiro é uma plataforma para gestão de produtos e serviços de Segurança Eletrônica. É uma solução web responsiva, em nuvem, desenvolvida inteiramente com foco no seu negócio, a partir das suas necessidades, feedbacks e problemas reportados ao longo do tempo. Com ela é possível, por exemplo, construir regras de automação que monitoram constantemente os equipamentos instalados nas dependências dos seus clientes e avisam quando acontece algum problema, simplificando sua rotina diária. Nosso objetivo, dessa forma, é estar cada vez mais próximos e ajudá-lo nas atividades do seu dia a dia, facilitando o atendimento das demandas junto a seus clientes, simplificando e agilizando a interação com os produtos Intelbras, otimizando seu tempo.

O Intelbras Guardian Parceiro foi concebido para você, para ser a sua ferramenta de trabalho, e deverá evoluir guiado por suas contribuições, críticas e comentários. Mas para que a solução seja moldada de acordo com suas necessidades é importante que você, que está na linha de frente junto aos consumidores, participe dessa construção, utilizando a plataforma e nos ajudando a torná-la cada vez mais relevante e indispensável ao seu negócio.

Recursos mínimos

Desktops e notebooks:

  • Sistema operacional: Microsoft Windows® 11 (64-bits) ou acima;

  • CPU: Intel(R) Core(TM) i3-8130U CPU @ 2.20GHz 2.21 GHz ou acima;

  • RAM: 16 GB (4 disponíveis) ou acima;

  • Navegador: Microsoft Edge 116 (64-bits) ou acima; Firefox 118 (64-bits) ou acima; Google Chrome 117 (64-bits) ou acima.

Smartphones e tablets (Android):

  • Sistema operacional: Android 7 ou acima;

  • CPU: Qualcomm Snapdragon 678 @ 2,2 GHz ou acima;

  • RAM: 6 GB (2 disponíveis) ou acima.

iPhones e iPads:

  • Sistema operacional: iOS 11 ou acima;

  • Modelos: iPhone 7 Plus ou acima, iPad (5a. geração) ou acima;

Compatibilidade

O Intelbras Guardian Parceiro tem compatibilidade com as linhas VD*, HDCVI*, MHDX, NVD, VIP, AMT e ANM (conforme tabela de compatibilidade de centrais de alarme) da Intelbras mas algumas funcionalidades podem não estar presentes em todos os dispositivos. Para mais informações consulte o manual do seu produto.

Modelo da central de alarme Versão de Firmware Principal Versão de Fimware de Comunicação (GPRS/Ethernet)
AMT 4010 Smart 3.20 2.0
AMT 4010 Smart Net 3.20 2.0
AMT 4010 RF 3.20 2.0
ANM 24 NET 3.0 -
AMT 8000 1.0 -
AMT 2018 E 7.70 4.0
AMT 1016 NET 4.1 3.0
AMT 2018 E Smart 1.8 -
AMT 8000 Lite 1.0 -
AMT 8000 Pro 1.0 -
AMT 4010 RF 3.20 2.0
ANM 24 NET 3.0 -
AMT 8000 1.0 -
AMT 2018 E 7.70 4.0
AMT 1016 NET 4.1 3.0
AMT 2018 E Smart 1.8 -
AMT 8000 Lite 1.0 -
AMT 8000 Pro 1.0 -
AMT 1000 Smart 1.8 -

Atenção:

Para garantir o melhor desempenho do aplicativo e acesso a todas as funcionalidades, siga as recomendações abaixo:

  • Atualize seu equipamento: Mantenha seu sistema de segurança sempre atualizado com a última versão de firmware disponível. Você pode verificar a versão mais recente no nosso site clicando aqui.
  • Conecte seus dispositivos à internet: Utilize uma conexão Ethernet para garantir a melhor performance e estabilidade. Centrais de alarme em modo GPRS podem apresentar lentidão na comunicação.
  • Compatibilidade:
    • Dispositivos com firmware desatualizado podem ter funcionalidades limitadas, como a exibição de datas e detalhes de eventos.
    • Equipamentos das linhas VD* e HDCVI* podem apresentar restrições de cadastro se o usuário não tiver permissão de acesso à informação do sistema.
    • Para maiores informações sobre compatibilidade e recursos, consulte o manual do seu equipamento.
  • Configuração de canais adicionais: Ao adicionar novos canais em seu dispositivo de vídeo, remova e adicione novamente o dispositivo no aplicativo para que os novos canais sejam reconhecidos.

Login

A plataforma Intelbras Guardian Parceiro é de uso exclusivo dos parceiros Intelbras, ou seja, aqueles que fazem parte do Programa de Canais Intelbras (PCI). Portanto, para garantir a exclusividade e facilitar sua utilização, basta entrar com suas credenciais de parceiro Intelbras, as mesmas que você já utiliza para acessar o CRM Intelbras (E-mail ou CPF; senha). Ou seja, você não precisa criar uma conta na plataforma.

A plataforma permite o acesso por meio de diferentes dispositivos, como computadores (notebooks ou desktops) e celulares, porém não de forma simultânea. Isso significa que, se você estiver utilizando o Intelbras Guardian Parceiro em um computador e realizar o login em outro dispositivo, seja em outro computador ou em um celular, o acesso no dispositivo anterior será automaticamente encerrado, e a plataforma considerará apenas o login mais recente.

Atenção:

Funcionários que estejam cadastrados no CRM Intelbras também podem acessar e usar a plataforma. O acesso do funcionário segue o mesmo princípio daquele usado para o parceiro, ou seja, o funcionário deve utilizar suas próprias credenciais de acesso ao CRM Intelbras.

Recuperação de senha

É possível usar o mecanismo de recuperação de senha através da tela de login ou clicando aqui.

Termos e políticas

Ao entrar na plataforma Intelbras Guardian Parceiro o usuário automaticamente aceita os Termos e Políticas da Intelbras.

Quero ser parceiro

Se você deseja utilizar o Intelbras Guardian Parceiro mas ainda não é um parceiro Intelbras, basta clicar neste link para entrar no portal de relacionamento e seguir os passos para participar.

Tela principal

A tela principal do Intelbras Guardian Parceiro está estruturada em três grandes áreas: Barra superior, Menu principal e Dashboard.

Barra Superior

Na barra superior da pagina você encontra:

* Em celulares o ícone dos Módulos de conexão não existe.

Dashboard

A Dashboard é a área central da tela principal e basicamente mostra alguns indicadores relevantes da plataforma e suas quantidades, como clientes, dispositivos de vídeo, dispositivos de alarme, consentimentos pendentes, incidentes e automações.

Ao clicar no indicador que informa a quantidade de Clientes a ferramenta irá para a listagem de clientes onde será possivel realizar ações do tipo adicionar, editar e excluir.

O mesmo comportamento acontece para os indicadores de Dispositivos de vídeo e alarme, listando os equipamentos correspondentes e cadastrados na plataforma.

Já no indicador de Incidentes lhe mostrará os incidentes ocorridos e no indicador de Automações, listará todas as regras criadas da plataforma.

Além disso, a dashboard mostra um passo a passo simplificado para que funcione como um guia ao seu acesso a plataforma facilitando o entendimento e ajudando em sua usabilidade, resumindo as etapas necessárias para aqueles que estão se introduzindo na ferramenta.

Módulos de conexão

Módulos de conexão é o nome dado a um conjunto de três mecanismos disponíveis apenas para acesso em computadores com sistema operacional Windows. Esses módulos precisam estar ativos para que o Intelbras Guardian Parceiro consiga interagir com os equipamentos instalados nas dependências dos clientes e também receber notificações*. O estado de cada módulo pode ser verificado por meio do ícone localizado na extrema direita da barra superior da tela principal da solução.

Os três mecanismos são:

* Quando o acesso ao Intelbras Guardian Parceiro acontece por meio de celulares, tablets (Android) ou IPads(iOS), o processo como um todo é automático e transparente para o usuário, não sendo necessário a supervisão dos mecanismos citados.

Notificações do navegador

Para que as notificações possam ser recebidas em computadores, é necessário que o navegador esteja habilitado para recebê-las. Essa ativação ocorre de forma guiada nos passos iniciais, quando o usuário começa a utilizar a plataforma.

Notificações do servidor

Além de o navegador precisar estar habilitado para receber notificações, é necessário que o serviço em nuvem do Intelbras Guardian Parceiro — responsável pelo disparo dessas notificações — possua o token que identifica a aplicação junto ao serviço Google Firebase (neste caso, a aplicação é o Intelbras Guardian Parceiro, em execução no ambiente Windows do parceiro). Essa ativação também ocorre de forma guiada nos passos iniciais, quando o usuário começa a utilizar a plataforma.

Serviço local Intelbras Guardian Parceiro

Na maioria dos cenários de uso que requerem o envio de comandos ou configurações para equipamentos de CFTV e alarme, as ações são executadas diretamente pela página web, utilizando APIs suportadas por gateways em nuvem que fazem a ponte com os equipamentos. No entanto, devido a alguns cenários de uso bastante específicos, o acesso à plataforma Intelbras Guardian Parceiro por meio de computadores não pode ser totalmente web, exigindo a instalação de um pequeno aplicativo executável. Esse aplicativo possibilita a execução de determinadas ações, como busca na rede local e estabelecimento de conexão para streaming de vídeo. A instalação desse executável é solicitada nos passos iniciais, quando o usuário começa a utilizar a plataforma.

Perfil do usuário

O botão do perfil do usuário fica na extrema direita da Barra superior da tela principal e permite acesso ao Minha Conta e à opção Sair da plataforma.

Minha Conta

O Intelbras Guardian Parceiro utiliza os dados de cadastro que o parceiro e/ou funcionário já possuem junto ao CRM Intelbras.

A opção Minha Conta permite a visualização das principais informações do perfil e pode ser acessada através do ícone do Perfil do usuário ou pelo item Configurações do Menu principal.

As informaçõesmostradas são:

  • Nome do parceiro ou do funcionário cadastrado no CRM Intelbras;

  • E-mail do parceiro ou do funcionário cadastrado no CRM Intelbras;

  • CPF do parceiro ou do funcionário cadastrado no CRM Intelbras;

  • Tipo do perfil de acesso: gestor se o cadastro for de um parceiro, e funcionário caso o cadastro seja de um funcionário;

  • Nome da empresa do parceiro cadastrado no CRM Intelbras.

Por fim a solução disponibiliza o botão Portal de Relacionamento Intelbras para acesso ao portal.


Sair

A opção Sair efetua o logout da plataforma, acessado através do botão Perfil do usuário .

Início

Início é o primeiro tópico do Menu e leva diretamente à tela principal do Intelbras Guardian Parceiro.

Dispositivos

"Dispositivos" é um dos itens do Menu principal. A ferramenta permite que um dispositivo seja criado e adicionado à conta de um cliente. Somente a partir desse momento é possível utilizar a plataforma para gerenciar esse equipamento (CFTV, alarme).

Além da adição de um dispositivo à conta de um Cliente, também é possível listar todos os dispositivos criados, realizar buscas com filtros, verificar o estado da conexão com a internet, visualizar a situação do consentimento do Cliente, entre outras funcionalidades.

Ao selecionar "Dispositivos", a solução exibe o subitem Adicionar no Menu principal e, na área central da tela, lista todos os dispositivos adicionados à plataforma.*

* No acesso por meio de celulares, tablets(Android) e iPads(iOS) ao selecionar Dispositivos a solução vai direto para a lista dos dispositivos adicionados na plataforma.

Adicionar

Para gerenciar um equipamento de CFTV ou alarme, é necessário, primeiramente, adicioná-lo à plataforma. Essa inclusão pode ser realizada de duas maneiras: pelo subitem "Adicionar" no tópico "Dispositivos" do Menu principal ou diretamente pelo botão "+Adicionar dispositivo", localizado no canto superior direito da tela que lista os dispositivos.*

* No acesso por meio de celulares e tablets (Android) o botão +Adicionar dispositivo aparece na parte inferior da tela que lista os dispositivos.

Ao selecionar Adicionar a plataforma mostra duas opções:

Atenção:

Quando o caminho da adição se der pelo botão "+Adicionar dispositivo" a plataforma já dispara a busca pelo tipo de dispositivo em questão, porque esse botão ou está na aba VÍDEO ou está na aba ALARME.

Adição de dispositivo de Vídeo

Ao selecionar "Dispositivo de Vídeo," a solução inicia uma busca automática por dispositivos de vídeo Intelbras na mesma rede onde você, parceiro Intelbras, está conectado. Os dispositivos encontrados são listados, permitindo que o desejado seja selecionado para adição.

Caso o dispositivo de interesse não apareça, possivelmente por estar em outra rede ou em um local remoto, a solução disponibiliza o botão "Adicionar manualmente".

Existem cinco etapas para adicionar um dispositivo de vídeo:

1) Identificação

Primeiramente deve-se atribuir um nome para o dispositivo que está sendo adicionado.

2) Conexão

Em seguida, é preciso definir o método de conexão que o Intelbras Guardian Parceiro utilizará para se conectar ao dispositivo. A plataforma permite selecionar até quatro métodos de conexão, sendo obrigatório selecionar pelo menos um:

  • Cloud: Utiliza o mecanismo P2P (Peer-to-Peer) Intelbras e requer o preenchimento do campo "Serial Intelbras Cloud" com o número de série do dispositivo (presente na etiqueta do equipamento). Esse método tenta estabelecer uma comunicação direta entre o dispositivo de vídeo e a aplicação Intelbras Guardian Parceiro, executada em seu computador ou celular. Em cenários comuns, a conexão direta é bem-sucedida, mas, em situações específicas (ex.: CGNAT - Carrier Grade NAT, NAT: Network Address Translation), o serviço de Relay altamente oneroso para a empresa e que funciona como uma ponte é acionado, permitindo o streaming de vídeo.

  • Domínio: Utiliza o serviço DDNS (Dynamic Domain Name System) da Intelbras e exige o preenchimento do campo "Domínio (DDNS)".

  • IP: Acessa diretamente o endereço IP cadastrado. Importante: IPs privados não podem ser acessados fora da rede onde o equipamento está.

  • IP Extra: Permite o cadastro de até dois IPs adicionais para acesso direto, de forma semelhante ao método IP.

  • Além da definição dos métodos de conexão é preciso ainda cadastrar:

  • Porta Web: Porta HTTP (Hypertext Transfer Protocol) para acesso web ao equipamento (padrão 80);

  • Porta de serviço: Porta de serviço do equipamento (padrão 37777);

  • Porta RTSP: Porta para o protocolo RTSP (Real Time Streaming Protocol) (padrão 554).

Atenção:

Se mais de um método for configurado, o Intelbras Guardian Parceiro tentará a conexão seguindo uma ordem de prioridade: inicialmente, pelo IP cadastrado; em seguida, pelo IP Extra; depois via DDNS; e, por fim, via Cloud. O método utilizado na última conexão bem-sucedida será memorizado como prioridade nas próximas tentativas.

3) Autenticação

Nessa etapa é preciso preencher os campos de usuário e senha, que permitirão acesso ao equipamento que se encontra nas dependências do cliente.

Atenção

É importante que você, parceiro Intelbras, esteja ciente de que as informações Usuário e Senha do equipamento lhe permitem acesso a informações sensíveis do cliente e que, portanto, devem ser usadas especificamente para os propósitos por ele consentidos. Ao prosseguir você está ciente da criticidade e responsabilidade jurídica que resultam do acesso a tais informações.

4) Propriedade

Nessa etapa informa-se a propriedade do dispositivo: se o equipamento pertence ao cliente ou ao parceiro Intelbras. Essa informação será utilizada em futuras versões da plataforma, especialmente para funcionalidades de bloqueio.

5) Consentimentos

Para essa última etapa existem duas pequenas ações:

  1. Associar o equipamento a uma conta de Cliente, informando a conta onde o equipamento está instalado;

  2. Solicitar o consentimento do cliente, em conformidade com a LGPD. Esse consentimento é necessário para acessar e gerenciar o equipamento nas dependências do cliente, sendo solicitado automaticamente por e-mail após a conclusão da adição.

    Os tipos de consentimentos que podem ser solicitados ao Cliente são:

    • Receber Eventos;
    • Monitorar status da conexão;
    • Atualização de firmware;
    • Interface Web;
    • Criar regras de automação;
    • Ver Canais ao Vivo (para cada canal);
    • Ver Gravação (para cada canal);
    • Manter dados do dispositivo*.

    *O consentimento para manter os dados do dispositivo por padrão estará selecionado e será solicitado ao Cliente vinculado ao Dispositivo.

    Ainda nessa etapa, clicando em mostrar mais, é possível definir uma pequena mensagem auxiliar, de até 500 caracteres, que é incluída no corpo do e-mail e pode ser importante para ajudar o cliente a entender do que se trata. A mensagem padrão está logo abaixo e pode ser alterada conforme desejado.

    “Olá! Estou enviando uma solicitação para consentimento de manutenção de dispositivo para estarmos em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).”

Atenção:

A qualquer momento o cliente poderá revogar um consentimento que tenha concedido, através do seu portal de Gestão de Consentimentos no endereço:

Adição de dispositivo de Alarme

Ao selecionar "Dispositivo de Alarme," a solução inicia automaticamente uma busca por dispositivos de alarme Intelbras na mesma rede em que você, parceiro Intelbras, está conectado. Os dispositivos encontrados são listados, permitindo que o desejado seja selecionado para adição. Caso o dispositivo de interesse não apareça na lista, possivelmente por estar em outra rede ou em um local remoto, a solução oferece a opção "Adicionar manualmente".

Existem cinco passos para efetuar a adição de um dispositivo de alarme.

1) Identificação

Primeiro deve-se atribuir um nome para o dispositivo que está sendo adicionado.

2) Conexão

Em seguida, para que a plataforma Intelbras Guardian Parceiro possa se conectar à central de alarme, é necessário preencher o endereço MAC da central (consulte a etiqueta no equipamento).

3) Autenticação

Nessa etapa é preciso preencher a senha de acesso master da central de alarme, que possibilitará o acesso ao equipamento.

Atenção

É importante que você, parceiro Intelbras, esteja ciente de que a senha master do equipamento permite acesso a informações sensíveis do cliente e, portanto, deve ser utilizada exclusivamente para os fins consentidos por ele. Ao prosseguir, você reconhece a criticidade e a responsabilidade jurídica envolvidas no acesso a essas informações.

4) Propriedade

Nessa etapa informa-se a propriedade do dispositivo: se o equipamento pertence ao cliente ou ao parceiro Intelbras. Essa informação será utilizada em futuras versões da plataforma, especialmente para funcionalidades de bloqueio.

5) Consentimentos

Para essa última etapa existem duas pequenas ações:

  1. Associar o equipamento a uma conta de Cliente, informando a conta onde o equipamento está instalado;

  2. Solicitar o consentimento do cliente, em conformidade com a LGPD. Esse consentimento é necessário para acessar e gerenciar o equipamento nas dependências do cliente, sendo solicitado automaticamente por e-mail após a conclusão da adição. Os tipos de consentimentos que podem ser solicitados ao Cliente são:

    Os tipos de consentimentos que podem ser solicitados ao Cliente são:

    • Receber Eventos;
    • Monitorar status da conexão;
    • Criar regras de automação;
    • Manter dados do dispositivo*.

    *O consentimento para manter os dados do dispositivo por padrão estará selecionado e será solicitado ao Cliente vinculado ao Dispositivo.

    Ainda nessa etapa, clicando em mostrar mais, é possível definir uma pequena mensagem auxiliar, de até 500 caracteres, que é incluída no corpo do e-mail e pode ser importante para ajudar o cliente a entender do que se trata. A mensagem padrão está logo abaixo e pode ser alterada conforme desejado.

    “Olá! Estou enviando uma solicitação para consentimento de manutenção de dispositivo para estarmos em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).”

  3. Atenção:

    A qualquer momento o cliente poderá revogar um consentimento que tenha concedido, através do seu portal de Gestão de Consentimentos no endereço:

Lista de dispositivos

A lista de dispositivos é exibida ao selecionar o item Dispositivos no Menu principal, mostrando todos os dispositivos adicionados nas contas de A plataforma mostra todos os dispositivos adicionados nas contas Clientes, ordenados a partir do mais recente. Alternativamente, essa lista pode ser acessada clicando nos cards de dispositivo no painel principal.

Na parte superior da tela, há duas abas selecionáveis: uma para dispositivos de VÍDEO e outra para ALARME. Por padrão, são exibidos todos os dispositivos da aba de vídeo.

No canto superior direito da tela*, há um campo de pesquisa, útil para localizar dispositivos específicos em listas extensas.

* No acesso por meio de celulares, tablets (Android) ou IPads(iOS) o botão de busca (lupa) aparece à esquerda do botão do Perfil do usuário.

Cada linha da lista corresponde a um dispositivo adicionado e as informações mais relevantes relacionadas a ele aparecem na sequência, seguindo um ordenamento por colunas. As informações de cada dispositivo listado são:

Nome do dispositivo

Nome dado ao dispositivo no momento de sua adição.

Cliente

Conta Cliente atrelada ao dispositivo no momento de sua adição*.

* No acesso por meio de celulares e tablets (Android) a conta Cliente aparece na parte esquerda da tela, iniciando a lista dos dispositivos. À medida em que se avança na lista (scroll) vão aparecendo os dispositivos, depois a próxima conta Cliente, depois os dispositivos dela... e assim sucessivamente.

Modelo

Modelo do dispositivo*.

* No acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads(iOS) o modelo aparece logo abaixo do nome do dispositivo.

Conexão Internet

Exibe o status de conexão do dispositivo com a internet, uma informação bastante relevante para a gestão remota, acesso de usuários e envio de notificações baseadas em eventos. Na instalação, geralmente é configurada a possibilidade de acesso remoto ao equipamento, e é por meio desses mecanismos de acesso externo que o status de conexão com a internet é determinado.

Centrais de alarme habilitadas para acesso remoto utilizam um serviço de conexão em nuvem próprio e por meio desse serviço é possível determinar se uma central está online ou offline.

Diferentemente das centrais de alarme, dispositivos de CFTV suportam mais de um mecanismo de acesso remoto, como Cloud, DDNS e IP. Na versão atual da plataforma Intelbras Guardian Parceiro, apenas quando o dispositivo está habilitado para acesso via Cloud é que o status da conexão com a internet estará claramente definido. Por exemplo, se o acesso Cloud estiver desabilitado, o Intelbras Guardian Parceiro não conseguirá identificar se o dispositivo está online ou offline, mesmo que ele esteja acessível, como via DDNS.

O estado (Conexão Internet) é apresentado através de um componente visual do tipo Chips e varia conforme o tipo de equipamento*.

* No acesso por meio de celulares e tablets (Android) o estado da Conexão Internet aparece logo abaixo do modelo do dispositivo.

Dispositivo CFTV

  • Um chip retângulo cinza com texto “Cloud” + bolinha “verde”: Significa que o equipamento está com Cloud habilitado e está online (conectado);

  • Um chip retangular cinza com o texto "Cloud" e uma bolinha vermelha indica que o equipamento está offline (desconectado). Como não há conexão com a internet, a nuvem do Intelbras Guardian Parceiro não pode determinar a situação atual do equipamento. A informação "Cloud" exibida reflete o último estado salvo na memória da nuvem, registrado quando o equipamento estava conectado com o "Cloud" habilitado.

  • Um chip retangular cinza, sem texto e sem bolinha, indica que a nuvem Intelbras Guardian Parceiro não possui informações sobre o método “Cloud” e, portanto, não consegue determinar o estado de conexão com a internet do equipamento.

Dispositivo Alarme

  • Chip retângulo cinza com texto “Cloud” + bolinha “verde”: Significa que o equipamento está habilitado para acesso remoto e está online;

  • Um chip retangular cinza com o texto "Cloud" e uma bolinha vermelha indica que o equipamento está offline (desconectado). Como não há conexão com a internet, a nuvem do Intelbras Guardian Parceiro não pode determinar a situação atual do equipamento. A informação "Cloud" exibida reflete o último estado salvo na memória da nuvem, registrado quando o equipamento estava conectado com o "Cloud" habilitado.

  • Atenção:

    Para as centrais de alarme, não existe o estado de chip retangular cinza sem texto e sem bolinha, pois, no processo de adição, a central precisa estar conectada à internet para ser incluída. Já para dispositivos CFTV, há diferentes métodos de conexão possíveis (Cloud, DDNS, IP). Por exemplo, ao adicionar um DVR usando DDNS sem configuração “Cloud”, o estado de conexão com a internet do dispositivo aparecerá como um retângulo cinza sem texto e sem bolinha na lista, indicando que a conexão não pode ser determinada.

Consentimento

Quando um dispositivo é adicionado à conta de um cliente, ele não é liberado automaticamente para uso na plataforma. Para estar em conformidade com a LGPD, é necessário que o cliente conceda consentimento, permitindo que você, parceiro Intelbras, gerencie o dispositivo.

Para informar o estado do Consentimento a plataforma mostra um componente visual do tipo Chips com várias possibilidades*.

* No acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads(iOS) o estado do Consentimento aparece logo à frente do estado da Conexão Internet do dispositivo.

  • Retângulo cinza com texto “Aguardando”: Significa que o e-mail de solicitação de consentimento foi encaminhado ao cliente, mas ele ainda não deu retorno;

  • Atenção

    O estado “Aguardando” fica pendente por 7 dias. Ao expirar esse prazo o dispositivo é excluído automaticamente

  • Retângulo verde com texto “Aceito”: Significa que o cliente recebeu o e-mail de solicitação de consentimento e deu seu aceite. Dessa forma você, parceiro Intelbras, está liberado para fazer a gestão do equipamento;

  • Retângulo vermelho com texto “Recusado”: Significa que o cliente recebeu o e-mail de solicitação de consentimento, porém a solicitação foi recusada e assim infelizmente você, parceiro Intelbras, não conseguirá fazer a gestão do equipamento.

  • Atenção

    • Caso o cliente recuse a primeira solicitação de consentimento, seja por engano ou por falta de compreensão, a plataforma mantém o dispositivo por um prazo de 7 dias. Nesse período, o parceiro Intelbras pode entrar em contato com o cliente, esclarecer a situação e reenviar o pedido de consentimento. Esse reenvio só é permitido uma vez e altera o estado do consentimento para “Aguardando”. Se, mesmo após isso, o cliente não aceitar ou recusar novamente, o dispositivo é removido da plataforma.

    • Também pode ocorrer o cenário em que o cliente da seu aceite, mas depois de um tempo se arrepende, acessa o portal Gestão de Consentimentos e faz a revogação. Então, da mesma forma que no caso anterior, o dispositivo é eliminado da plataforma.

Ação

As ações disponíveis para o dispositivo listado são:

  • Editar: A plataforma permite acessar as páginas de edição do dispositivo, onde é possível revisar cada etapa realizada na adição. Na aba IDENTIFICAÇÃO, você revisa as etapas de Identificação, Conexão e Autenticação. Em PROPRIEDADE, verifica o passo Propriedade. Finalmente, na aba CONSENTIMENTOS, é possível conferir a data de envio da última solicitação, o e-mail destinatário, o status, e, se houver uma recusa, reescrever a mensagem e reenviar o pedido.

  • Excluir: Exclui o dispositivo da plataforma.

  • Atenção:

    Quando um dispositivo é excluído da plataforma a solução elimina todas as regras de automação para as quais o dispositivo é gatilho; elimina todos os incidentes relacionados a ele, assim como todo seu histórico de eventos. Caso o dispositivo faça parte de uma regra de automação, porém como executor de alguma ação, tal ação simplesmente não será executada.

Tela de gerenciamento do dispositivo de vídeo (Cockpit de vídeo)

Ao realizar um clique simples sobre o dispositivo na lista, o cliente é redirecionado para a tela de gerenciamento do dispositivo. Está tela está dividida em 6 seções, sendo elas:

  1. Dados do dispositivo com: (canto superior esquerdo no desktop, e topo da lista no mobile)
    • Nome do dispositivo;
    • Serial do Dispositivo;
    • Nome do Cliente: ao clicar sobre o ícone > ao lado do nome cliente o usuário é redirecionado a tela de detalhes do cliente;
    • Ícone de overflow com as opções:
      • Informações do Cliente: abre uma janela lateral com as informações do cliente com um botão de editar dados que se clicado redireciona o usuário para a tela de Detalhes do cliente.
      • Informações do Dispositivo: abre uma janela lateral com as informações do dispositivo com um botão de editar dados, que se clicado redireciona o usuário para a tela de Edição do Dispositivo.
      • Consentimentos do dispositivo: abre uma janela lateral com as informações dos consentimentos do dispositivo.
      • Editar: Redireciona o usuário para a tela de Edição do Dispositivo.
  2. Diagnóstico com: (a direita dos dados do cliente no desktop, segundo item da lista no mobile)
    • Conexão Internet: Status da conexão P2P (Cloud)
    • Incidentes pendentes: Indicador do número de incidentes pendentes do dispositivo e ícone > que ao clicar redireciona o cliente para o quadro de incidentes.
  3. Configurações: (canto superior direito no desktop, terceiro item da lista no mobile)
    • Atualização de firmware: Verifica se há um firmware mais recente para o dispositivo. Se disponível, informa sobre a atualização; caso contrário, indica que já está na versão mais recente.

      Importante: Durante o processo de atualização, o dispositivo irá interromper as gravações. Não desligue o equipamento durante este processo, pois isso pode causar danos irreparáveis ao seu dispositivo.

      O processo de atualização é inicializado pelo aplicativo, após a inicialização o processo se dará entre o dispositivo de vídeo e a nuvem. Durante o processo o aplicativo fará apenas verificações do estado da atualização, não mais interferindo neste processo.

      Abaixo estão listados os passos da atualização:

      1. Baixando atualização: O dispositivo faz o download da atualização de firmware disponível;
      2. Instalando atualização: O dispositivo realiza a instalação da nova versão de firmware;
      3. Reinicializando o dispositivo: Dispositivo é reinicializado para que as novas configurações de firmware sejam aplicadas;
    • Interface web: caso o usuário tenha fornecido o devido consentimento, abre a pagina web do dispositivo.
  4. Monitoramento: (canto inferior esquerdo no desktop, quarto item da lista no mobile)
    • Incidentes: lista os eventos pendentes do dispositivo;
    • Eventos: lista os eventos recebidos do dispositivo.
  5. Live view: (canto inferior direito no desktop, ultimo item da lista no mobile)
    • Ícone de Play ou Stop no centro da tela ou canto inferior esquerdo do player de vídeo;
    • Status da visualização com um circulo indicativo à direita do ícone de Play/Stop;
      • Amarelo: Conectando;
      • Verde: Conectado;
      • Vermelho: Falha.
    • Nome do Canal à direita do ícone de Ao Vivo;
    • Ícone para iniciar ou parar a gravação de um trecho do vídeo em visualização à direita do nome do canal.
    • ícone para habilitar ou desabilitar o áudio da visualização à direita do ícone para iniciar ou parar a gravação.
    • ícone para captura de uma foto do vídeo em visualização à direita do ícone para habilitar ou desabilitar o áudio.
    • ícone para abrir a lista de canais do dispositivo para seleção de um novo canal para visualização do vídeo à direita do ícone para captura de foto.

Tela de gerenciamento do dispositivo de alarme (Cockpit de alarme)

Ao realizar um clique simples sobre o dispositivo na lista, o cliente é redirecionado para a tela de gerenciamento do dispositivo. Está tela está dividida em 3 seções, sendo elas:

  1. Dados do dispositivo com: (canto superior esquerdo no desktop, e topo da lista no mobile)
    • Nome do dispositivo;
    • MAC do Dispositivo;
    • Nome do Cliente: ao clicar sobre o ícone > ao lado do nome cliente o usuário é redirecionado a tela de detalhes do cliente;
    • Ícone de overflow com as opções:
      • Informações do Cliente: abre uma janela lateral com as informações do cliente com um botão de editar dados que se clicado redireciona o usuário para a tela de Detalhes do cliente.
      • Informações do Dispositivo: abre uma janela lateral com as informações do dispositivo com um botão de editar dados, que se clicado redireciona o usuário para a tela de Edição do Dispositivo.
      • Consentimentos do dispositivo: abre uma janela lateral com as informações dos consentimentos do dispositivo.
      • Editar: Redireciona o usuário para a tela de Edição do Dispositivo.
  2. Diagnóstico com: (abaixo dos dados do cliente no desktop, segundo item da lista no mobile)
    • Conexão Internet: Status da conexão P2P (Cloud)
    • Incidentes pendentes: Indicador do número de incidentes pendentes do dispositivo e ícone > que ao clicar redireciona o cliente para o quadro de incidentes.
  3. Monitoramento: (canto superior direito no desktop, terceiro item da lista no mobile)
    • Incidentes: lista os eventos pendentes do dispositivo;
    • Eventos: lista os eventos recebidos do dispositivo.

Monitoramento

Monitoramento é um dos tópicos do Menu principal e engloba algumas funções importantes da plataforma, como o acesso aos Eventos recebidos e ao Quadro de incidentes. Ao selecionar o item Monitoramento a solução mostra os subitens Eventos recebidos e Quadro de incidentes tanto na área do Menu principal quanto na parte central da tela*.

* No acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads(iOS) a seleção do item Monitoramento no Menu mostra os subitens Eventos recebidos e Quadro de incidentes na parte central da tela.

Eventos recebidos

Essa função exibe todos os eventos recebidos na plataforma que atuaram como gatilhos para as regras de automação.

No canto superior esquerdo da tela, há um campo de pesquisa*, ideal para localizar rapidamente eventos específicos em listas mais extensas.

* No acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads(iOS) o botão de busca (lupa) aparece na barra superior, na extrema direita.

Cada linha na lista representa um evento que acionou uma regra de automação, com as informações mais relevantes exibidas em colunas, organizadas sequencialmente. As informações apresentadas para cada evento listado incluem:

>

Data

Data e hora em que o evento foi gerado pelo dispositivo, seguindo o relógio do equipamento*.

* No acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads (iOS) a data/hora aparece na extrema direita da linha.

Atenção:

  • A plataforma ordena os eventos pela data/hora em que chegaram na nuvem, com os mais recentes entrando no topo da lista;

  • Pode acontecer de os relógios dos equipamentos estarem com data/hora desatualizadas. Por esse motivo ao olhar para a lista eventualmente os eventos poderão estar desordenados, fora da sequência cronológica.

Evento

Identificação do evento gerado pelo dispositivo e que foi gatilho de regra de automação*.

* No acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads(iOS) o evento aparece na extrema esquerda da linha.

Playback

Botão de acesso ao trecho da gravação* na data e hora do evento ocorrido.


O player de playback conta com as seguintes opções:

  • Ícone de Play ou Stop no canto inferior esquerdo do player de vídeo;
  • Ícone para reiniciar a gravação.
  • Ícone para habilitar ou desabilitar o audio da gravação.
  • ícone para captura de uma foto do vídeo em visualização à direita do ícone para habilitar ou desabilitar o áudio.
  • ícone para realizar o download da gravação.
  • ícone para habilitar a tela inteira da gravação.

Além da lista de eventos na tela de monitoramento, é possivel acessar ao trecho da gravação do evento também através:

  • Da lista de eventos na seção de monitoramento da tela de gerenciamento de dispositivo;
  • Do quadro de incidentes através do ícone de overflow menu de incidente vínculado a evento de CFTV

*É necessario que a gravação esteja disponível no dispositivo que gerou o evento.

Dispositivo

Identificação do dispositivo gerador do evento*.

* No acesso por meio de celulares e tablets (Android) o dispositivo aparece logo abaixo da identificação do evento.

Cliente

Identifica a conta Cliente dona do dispositivo que gerou o evento gatilho*.

* No acesso por meio de celularesm tablets (Android) e iPads (iOS) o Cliente aparece logo abaixo do dispositivo.

Filtros de eventos

Através do filtro de eventos é possivel buscar os eventos por:

  • Data e horário: filtra pela data e hora de inicio e fim dos eventos para fazer a busca;
  • Eventos: filtra pelos tipos de eventos recebidos;
  • Dispositivos: filtra pelo modelo, nome, serial ou mac do dispositivo;
  • Clientes: filtra pelo cliente associado ao dispositivo.

Os filtros também podem ser combinados para melhorar a sua busca por eventos especificos.

Quadro de incidentes

O Quadro de Incidentes é uma ferramenta prática e essencial para gerenciar as demandas técnicas diárias relacionadas aos equipamentos instalados nos clientes.

Um exemplo: é possível configurar uma regra de automação para monitorar a bateria de uma central de alarme de um cliente. Em caso de problema, a plataforma notifica os colaboradores, incluindo você, parceiro Intelbras, e registra o incidente no Quadro de Incidentes. Esse incidente aparece na colunaPENDENTES, onde os dados do cliente e detalhes do evento são exibidos, permitindo a alocação do técnico responsável.

O Quadro de Incidentes é dividido em três colunas: PENDENTES, EM ATENDIMENTO e RESOLVIDOS. Ao lado de cada coluna, um contador exibe a quantidade de incidentes. Na parte inferior esquerda, um indicador VU-Meter mostra o limite de incidentes suportado pelo plano e a quantidade atual.

Para facilitar o monitoramento, ao abrir o Menu Principal, um contador tipo Badge mostra o número de incidentes na coluna PENDENTES, aguardando atenção.

Atenção:

  • Sempre que um novo incidente é gerado a solução faz uma rápida análise do quadro antes de inseri-lo. Caso esse mesmo incidente já esteja na coluna PENDENTES ou EM ATENDIMENTO então ele não entra no Quadro de incidentes;

  • Existe um limite para a quantidade total de incidentes no Quadro de incidentes, que impede a entrada de novos quando esse total é alcançado. Veja o número máximo de incidentes em Meu Plano;

  • Quando a quantidade de incidentes atingir 80% do limite a solução mostrará uma mensagem no topo da tela do Quadro de incidentes alertando sobre a situação;

  • Finalmente, quando o limite de incidentes é alcançado, a solução mantem uma mensagem no topo da tela do Quadro de incidentes alertando sobre o problema e solicitando a limpeza do quadro;

  • Ainda na situação de limite alcançado, qualquer novo incidente ficará de fora do Quadro de incidentes, mas provocará o disparo de uma tentativa de envio de e-mail alerta, limitado a um por dia, informando você, parceiro Intelbras, sobre a situação e sugerindo uma limpeza no quadro.

PENDENTES

Essa coluna mostra os cards dos incidentes pendentes, ou seja, aqueles para os quais ainda não houve qualquer tipo de tratativa. Os incidentes pendentes são gerados como resultado de uma ação nas regras de automação e entram sempre pelo topo da coluna.

EM ATENDIMENTO

Essa coluna mostra os cards dos incidentes que estão sob atendimento, ou seja, aqueles para os quais já existe alguma tratativa. Os cards entram nessa coluna apenas como resultado de uma movimentação (ver item Mover para mais à frente).

RESOLVIDOS

Essa coluna mostra os cards dos incidentes resolvidos, ou seja, aqueles para os quais já houve resolução junto ao cliente. Os cards entram nessa coluna apenas como resultado de uma movimentação (ver item Mover para a seguir).

Algumas informações sobre os cards, independente da coluna em que estejam:

As informações visíveis do card são:

  • Evento gatilho, que acionou a regra de automação e que por sua vez gerou o card do incidente;

  • Dispositivo gerador do evento;

  • Conta Cliente;

  • Data/hora da geração do incidente no dispositivo.

No canto superior direito o card disponibiliza um overflow menu com as seguintes opções:

  • Ver detalhes.

    Mostra informações adicionais do incidente (DETALHES DO INCIDENTE) como, celular do Cliente, telefone fixo, número de série do equipamento ou MAC. Também é possível atribuir a pessoa que ficará responsável por resolver a demanda junto ao cliente e no final mostra um histórico contendo as 3 últimas movimentações do card.

  • Excluir.

    Exclui o card do incidente da plataforma.

  • Mover para.

    Permite mover o card entre as colunas. Essa ação é importante à medida em que o incidente vai sendo tratado. Outra forma de mover o card é clicar nele e arrastar para a coluna desejada. Sempre que o card é movido ele vai para o topo da coluna destino. Ao final do backdrop que mostra os detalhes do card existe um histórico contendo as 3 últimas movimentações.

Automações

O item Automações no Menu principal permite criar regras de automação, ou seja, ações executadas automaticamente ao ocorrerem determinados eventos. Essas automações simplificam as tarefas diárias, delegando à plataforma o monitoramento da infraestrutura de equipamentos do cliente e as primeiras respostas a eventos inesperados.

Por exemplo, é possível criar uma regra para monitorar o disparo de alarme de um cliente. Caso o alarme dispare, a plataforma notifica você, parceiro Intelbras, ou um colaborador, registra um incidente no Quadro de incidentes e aciona a PGM da central de alarme para abrir o portão, permitindo a entrada de um vigilante.

Além da criação de regras, é possível visualizar a lista de regras, habilitar/desabilitar uma regra rapidamente, verificar o status e aplicar filtros para facilitar a gestão.

Atenção:

Ainda que uma regra de automação tenha sido completamente configurada e esteja habilitada, não existe garantia de que ela sempre será executada, porque certos fatores que não dependem da plataforma Intelbras Guardian Parceiro podem impedir seu correto funcionamento.

Exemplo de fatores que impedem a execução de uma regra:

  • O dispositivo gerador do evento gatilho pode não estar configurado corretamente;

  • O dispositivo gerador do evento gatilho pode não estar com conexão à internet no momento da ocorrência do evento;

  • Notificações push não serão recebidas após logout da aplicação (é preciso que você, parceiro Intelbras, e seus funcionários estejam logados na plataforma);

  • Computadores e celulares usados para acessar a plataforma Intelbras Guardian Parceiro precisarão estar configurados adequadamente para receberem notificações. No caso de computadores, ver o item Módulos de conexão. No caso de acesso através de celulares certifique-se de que foi dada a permissão para a aplicação Intelbras Guardian Parceiro receber notificações push;

  • O dispositivo que executa uma ação pode não estar com as credenciais corretas no momento da ocorrência do evento gatilho;

  • O incidente não será registrado no Quadro de incidentes se o limite máximo tiver sido alcançado.

Ao selecionar o item Automações a solução mostra o subitem Adicionar dentro da área do Menu principal e na área central da tela lista todas as regras de automação adicionadas na plataforma*.

* No acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads (iOS) a seleção de Automações no Menu abre a tela que lista todas as regras de automação adicionadas na plataforma. O botão + Adicionar automação aparece na parte inferior da lista.

Adicionar

A criação de uma regra de automação é um processo bastante simples e pode ser iniciado por dois caminhos: através do subitem Adicionar do tópico Automações do Menu principal; ou diretamente através do botão + Adicionar automação que aparece no canto superior direito da tela que lista as automações*.

* No acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads (iOS) o botão +Adicionar automação aparece na parte inferior da lista de automações.

Ao selecionar o subitem Adicionar (ou botão + Adicionar automação) a plataforma mostra a tela de criação de regra de automação, com apenas 5 passos:

1) Origem

Na origem deve-se definir qual é o cliente e o dispositivo responsável pela geração do evento que precisa ser constantemente monitorado, para que em caso de ocorrência as ações possam ser disparadas.

Resumindo, na origem deve-se configurar:

  • O tipo de dispositivo: Botão de seleção para vídeo ou alarme;

  • Cliente: A conta Cliente, selecionando uma dentre a lista das cadastradas;

  • Dispositivo: O dispositivo gerador do evento, selecionando um dentre a lista dos adicionados na conta desse cliente.

Atenção:

Imediatamente após a escolha do dispositivo a plataforma tenta acessá-lo, por conta de configurações que precisarão ser feitas nas etapas seguintes e para certificar-se de que o equipamento está conectado na internet.

2) Gatilho

O gatilho é o elemento que ativa a execução de uma regra de automação. Após configurar a regra, a solução monitora continuamente os eventos do dispositivo de origem. Sempre que um dos eventos definidos como gatilho ocorre, a regra é acionada e executa as ações programadas. O tipo de gatilho é diretamente dependente do dispositivo selecionado na etapa anterior, ou seja, a solução exibe apenas as opções de gatilho compatíveis com o equipamento escolhido como origem.

A configuração do gatilho é simples: selecione o evento gatilho desejado entre as opções disponíveis e configure o backdrop correspondente, que aparece após a escolha. É possível adicionar várias opções de gatilho para a mesma regra, e na lista de gatilhos, aqueles programados são facilmente identificáveis, pois a solução exibe um resumo logo abaixo do título do gatilho ativado.

A solução utiliza uma lógica de análise "ou" para os gatilhos. Assim, se mais de um gatilho estiver configurado para uma regra, a ocorrência de qualquer um deles será suficiente para disparar a regra.

Atenção

Para determinados tipos de eventos gatilho, a solução utiliza um mecanismo que impede a execução descontrolada da regra. Por exemplo, se uma regra é acionada pela detecção de movimento de uma câmera voltada para uma área com vegetação, após o primeiro disparo da regra, existe um tempo de espera durante o qual novos eventos da mesma câmera não serão considerados para ativação do gatilho.

Atenção:

A criação de uma regra no Intelbras Guardian Parceiro não realiza automaticamente todas as configurações no dispositivo. Portanto, é essencial que você, parceiro Intelbras, prepare o equipamento e garanta que ele esteja configurado para os eventos definidos como gatilho, assegurando que estejam habilitados e possam ser enviados ao serviço em nuvem do Intelbras Guardian Parceiro.

Por exemplo, se é importante criar uma regra para notificação quando uma câmera for mascarada, além de configurar a regra, será necessário preparar o equipamento, ajustando as configurações de mascaramento e envio de eventos.

3) Ação

Uma ação é uma instrução que o Intelbras Guardian Parceiro precisa executar quando uma regra de automação que estava sob monitoramento teve pelo menos um de seus gatilhos detectado.

A configuração da ação é simples: basta selecionar a ação desejada entre as opções disponíveis e ajustar o backdrop correspondente, que abre logo após a escolha da ação. É possível configurar várias ações para uma mesma regra, e, ao visualizar a lista de ações, é fácil identificar as programadas, pois a solução adiciona um resumo logo abaixo do título da ação ativada.

O conjunto de ações que fica disponível para seleção é fortemente dependente dos dispositivos que foram adicionados na conta do Cliente, ou seja, a solução só mostra as opções de ação suportadas pelos equipamentos daquele cliente.

Por exemplo, se o cliente não tem qualquer tipo de central de alarme com suporte a PGM, então a ativação de PGM não será listada nas opções.

A lógica que a solução utiliza para a execução das ações é “e”. Portanto, se mais de uma ação foi configurada para uma regra, então na ocorrência de um gatilho todas as ações configuradas são executadas.

Ações disponíveis no momento:

  • Enviar notificação:

    Se essa ação for habilitada, uma notificação será enviada para informar que o evento gatilho ocorreu.

    É possivel também vincular um áudio customizado à notificação.

  • Ativar PGM:

    PGM é uma interface de hardware de propósito geral que algumas centrais de alarme suportam. Além da ativação da saída PGM, uma notificação também é enviada para informar que a ativação ocorreu.

    É possivel também vincular um áudio customizado à notificação, e também é possivel desativar o envio de notificação de ativação da PGM.

  • Ativar saída Multi-box:

    Multi-box é um equipamento acessório, um módulo expansor de entradas e saídas de alarme para DVR. A saída Multi-box é uma interface de hardware de propósito geral. Além da ativação da saída, uma notificação também é enviada para informar que a ativação ocorreu.

    É possivel também vincular um áudio customizado à notificação, e também é possivel desativar o envio de notificação de ativação da saída do Multi-box.

  • Ativar saída de Alarme (CFTV):

    A saída de Alarme é uma interface de hardware de propósito geral que alguns equipamentos de CFTV suportam. Além da ativação da saída, uma notificação também é enviada para informar que a ativação ocorreu.

    É possivel também vincular um áudio customizado à notificação, e também é possivel desativar o envio de notificação de ativação da saída de Alarme (CFTV).

  • Gerar pendência no quadro de incidentes:

    Essa ação cria um card na coluna PENDENTES do Quadro de incidentes, associado à ocorrência do evento gatilho, contendo as informações mais importantes do evento e que ajudarão no rápido encaminhamento da demanda. Nenhuma notificação acontece nessa ação.

  • Atenção:

  • Uma regra de automação opera sempre no escopo de um único cliente. Assim, ações que envolvem equipamentos, como a ativação de PGM, só podem ser configuradas para dispositivos da mesma conta de cliente associada à regra. Dessa forma, eventos que ocorrem nos equipamentos de um cliente A não podem acionar ações em equipamentos de um cliente B.

4) Horário

No horário se determina em que janela de tempo a regra terá validade. A solução disponibiliza duas opções de janela:

  • Permanente: A regra é sempre válida;

  • Personalizar: Define-se começo e fim da janela de tempo. Para o começo é possível definir uma data e hora. Para o término existem duas opções: Nunca, ou seja, sem data de término; e outra onde é possível definir uma data e hora.

Existe ainda a possibilidade de aplicar uma restrição dentro da janela de tempo, definindo uma repetição. Com ela é possível determinar, por exemplo, que para a janela de tempo escolhida a regra só tem validade em certos dias da semana.

Um exemplo simples de construção de horário seria configurar uma janela que é permanente (a regra é sempre válida), mas apenas nos finais de semana (sábado e domingo).

5) Identificação

Essa é a última etapa no processo de criação de uma regra e nela é preciso definir um nome para identificar a regra e escolher as pessoas que deverão receber notificação.

Atenção:

  • As pessoas precisam necessariamente ser gestor ou funcionário;

  • É possível definir mais de uma pessoa;

  • O envio de notificação está relacionado com o tipo da ação escolhida. Por exemplo, se apenas a geração de incidente for selecionada, então nenhuma notificação será encaminhada. Mas se por outro lado a ação de envio de notificação e a ação de ativação de PGM forem escolhidas, então as pessoas receberão duas notificações, uma informando que o evento gatilho ocorreu e outra informando que a saída PGM foi acionada;

  • A conclusão dessa última etapa cria a regra de automação, mas o processo como um todo ainda não está completo. Isso porque, “por baixo dos panos”, a plataforma precisará finalizar a configuração do dispositivo escolhido como gerador do gatilho, pois é necessário informar o equipamento de que o Intelbras Guardian Parceiro deverá ser avisado quando aqueles eventos de interesse ocorrerem. Esse processo apesar de rápido não é instantâneo e por essa razão o estado da regra começa com “Configurando” e pode demorar alguns segundos (a minuto). Aconselha-se acompanhar a evolução do estado da regra na tela que lista todas as regras, sempre cuidando de aplicar refresh na tela do navegador.

Lista de regras de automação

A lista de regras de automação é mostrada ao selecionar o item Automações no Menu principal. A plataforma mostra todas as regras adicionadas nas contas Cliente, com a lista ordenada a partir da mais recente.

No canto superior esquerdo da tela* existe um campo de pesquisa, muito útil no cenário em que a lista se torna extensa demais e se deseja encontrar alguma regra específica.

* No acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads (iOS) o botão de busca (lupa) aparece à esquerda do botão do Perfil do usuário.

No acesso por meio de computadores a lista é mostrada como uma sequência de linhas. Cada linha da lista corresponde a uma regra adicionada e as informações mais relevantes relacionadas a ela aparecem na sequência, seguindo um ordenamento por colunas.

Já no acesso por meio de celulares a lista é mostrada como uma sequência de cards. Cada card da lista corresponde a uma regra adicionada e apenas algumas informações relevantes ficam visíveis. Para visualizar todas as informações da regra é preciso expandir o card, por meio de um botão que fica na parte inferior esquerda.

A seguir a descrição das informações de cada regra, seguindo a sequência mostrada quando o acesso ocorre por meio de computadores. A descrição traz uma nota caso haja alguma particularidade relacionada ao acesso por meio de celulares.

Nome da regra

Nome que foi atribuído à regra na etapa de identificação.

Origem

Identificação do dispositivo responsável pela geração do evento gatilho.

* No acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads (iOS) a origem aparece apenas quando o card da regra é expandido.

Status

Mostra a situação atual da regra*. A plataforma utiliza um componente do tipo Chips com as possibilidades a seguir.

* No acesso por meio de celulares e tablets (Android) o status aparece apenas quando o card da regra é expandido.

  • Retângulo laranja com o texto “Configurando”: Indica que a regra foi criada, mas a plataforma Intelbras Guardian Parceiro ainda está configurando o dispositivo selecionado como gerador do evento gatilho. Isso ocorre porque o equipamento precisa ser informado para notificar a plataforma sempre que os eventos programados acontecerem. Esse processo é rápido, mas não imediato. Após concluir a criação da regra, o estado dela inicia como “Configurando” e pode levar alguns segundos (ou até um minuto). É recomendável atualizar a tela para acompanhar o progresso.

  • Retângulo cinza com texto “Desligada”: Significa que a regra está desabilitada, ou seja, a plataforma não está monitorando os eventos que são gatilho da regra e, portanto, nesse estado ela jamais será executada;

  • Retângulo verde com texto “Ligada”: Significa que a regra foi criada, foi devidamente configurada no dispositivo, está habilitada e a plataforma está monitorando os eventos que foram configurados como gatilho, o que significa que ela está apta e pode ser executada a qualquer momento;

  • Retângulo vermelho com o texto “Falhou”: Indica que a plataforma Intelbras Guardian Parceiro tentou configurar o dispositivo para avisá-la sobre os eventos gatilho, mas não conseguiu. Nesse estado, a criação da regra não está completa e não terá efeito. É essencial inspecionar o dispositivo, verificando se o firmware está atualizado, se as credenciais informadas ainda são válidas, se há conexão com a internet e se o dispositivo está configurado para gerar os eventos escolhidos como gatilho. Após a inspeção, retorne à regra e use a ação "Tentar novamente".

  • * No acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads (iOS) a situação de falha é visível no card, através da sua borda lateral esquerda que fica na cor vermelha.

Cliente

Conta Cliente atrelada ao dispositivo gerador do evento gatilho*.

* No acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads (iOS) a conta Cliente aparece na parte esquerda da tela, iniciando a lista de cards das regras de automação. À medida em que se avança na lista (scroll) vão aparecendo os cards das regras, depois a próxima conta Cliente, depois os cards das regras criadas para ela... e assim sucessivamente.

Adicionada em

Data de criação da regra*.

* No acesso por meio de celulares e tablets (Android) a data de adição aparece logo abaixo do nome da regra.

Ação

As ações ficam disponíveis através do botão dropdown menu (...), tanto na listagem (acesso por computadores) quanto nos cards (acesso por celulares) das regras de automação e incluem:

  • Recurso de habilitar ou desabilitar: Uma regra é acessado por meio de um botão deslizante. Esta ação é permitida apenas quando a regra está nos estados “Ligada” ou “Desligada”. Ao habilitar, o estado “Ligada” indica que a regra está pronta para ser executada a qualquer momento. Ao desabilitar, o estado muda para “Desligada”, sinalizando que a plataforma não está monitorando os eventos gatilho da regra e, portanto, ela não será executada nesse estado.

  • Editar: A plataforma permite revisar todos os passos configurados ao criar uma regra de automação, com exceção da aba ORIGEM, cuja alteração comprometeria a definição da regra, sendo recomendável criar uma nova nesse caso. Na aba GATILHO, podem ser revistos os eventos que disparam a regra; na aba AÇÃO, as ações executadas em resposta a um gatilho; na aba HORÁRIO, a janela de validade e repetição da regra; e, por fim, na aba IDENTIFICAÇÃO, é possível renomear a regra e definir as pessoas a serem notificadas.

  • Excluir: Exclui a regra da plataforma;

  • Tentar novamente: Essa ação reinicia o processo de configuração do dispositivo, colocando a regra novamente no estado “Configurando”. A plataforma tentará configurar o dispositivo para que ele informe o Intelbras Guardian Parceiro sempre que os eventos configurados como gatilho ocorrerem. Esta opção está disponível apenas para regras no estado “Falhou”.

  • Atenção:

  • No estado Configurando nenhuma ação pode ser executada (as opções não ficam disponíveis).

Clique simples em dispositivo da lista

Abre um backdrop que mostra os detalhes da regra*.

* No acesso por meio de celulares e tablets (Android) o clique simples no card faz ele expandir (e contrair se clicado novamente).

Clientes

O item "Clientes" no Menu principal permite ao parceiro Intelbras criar e gerenciar as contas de seus clientes, servindo como base para o monitoramento de dispositivos, controle de incidentes e gestão de serviços. Através dele, é possível listar todas as contas cadastradas, verificar o estado de cada uma e acompanhar a situação dos consentimentos necessários para o gerenciamento dos equipamentos. Ao acessar "Clientes", a plataforma exibe o subitem "Adicionar" para criar novas contas e, na área central da tela, apresenta uma lista completa de todas as contas já adicionadas.

* No acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads (iOS) a seleção de Clientes no Menu abre a tela que lista todas as contas de cliente adicionadas na plataforma. O botão + Adicionar cliente aparece na parte inferior da lista

Adicionar

Para poder fazer a gestão de equipamentos atrelados a um cliente é preciso primeiramente adicionar esse cliente na plataforma. Essa inclusão pode ser iniciada por dois caminhos: Através do subitem Adicionar do tópico Clientes do Menu principal; ou diretamente através do botão + Adicionar cliente, que aparece no canto superior direito da tela quando a opção Clientes é selecionada no Menu principal*.

* No acesso por meio de celulares e tablets (Android) o botão +Adicionar cliente aparece na parte inferior da lista de clientes.

Ao selecionar o subitem Adicionar (ou botão + Adicionar cliente) a plataforma mostra a tela de cadastro de cliente, com apenas 4 passos:

1) Perfil

No perfil deve-se cadastrar as informações básicas do cliente:

  • Tipo de cliente: Se pessoa física ou jurídica;

Se o cliente é pessoa física:

  • E-mail*:

    *Caso o e-mail fornecido possua uma Conta Intelbras o checkbox para vinculo com a conta existente é liberado.

    Atenção:

    Caso o cliente já possua a Conta Intelbras recomenda-se que você, parceiro Intelbras, cadastre aqui o mesmo e-mail que o cliente usou como login da Conta Intelbras.

  • Nome e sobrenome;

  • CPF.

Se o cliente é pessoa jurídica:

  • Razão social;

  • CNPJ.

2) Contatos

Nos contatos deve-se cadastrar as informações que permitirão a comunicação com o cliente.

  • Nome do responsável: Nome da pessoa responsável, com quem você, parceiro Intelbras, provavelmente manterá contato;

  • Telefone celular;

  • Telefone fixo.

3) Endereço

Deve-se cadastrar as informações do endereço do cliente.

  • Local: Neste campo pode-se inserir um nome que ajude a identificar o endereço (p.ex. “Casa de praia do sr João”);

  • CEP: Cadastrar o CEP do endereço. Caso não saiba é possível usar o atalho não sei o CEP para descobrir. Uma vez determinado o CEP a plataforma preenche automaticamente alguns dos campos a seguir;

  • Rua / Avenida;

  • Número;

  • Complemento;

  • Bairro;

  • Cidade;

  • Estado;

  • País.

Atenção:

O endereço preenchido no momento da criação da conta passa a ser o endereço principal do cliente. Posteriormente, com a conta já criada, é possível entrar na edição e cadastrar novos endereços atrelados a esse mesmo cliente. Essa possibilidade será importante para novas funções, previstas nas próximas versões do Intelbras Guardian Parceiro.

4) Consentimentos

Na última etapa do cadastro do cliente na plataforma Intelbras Guardian Parceiro, é necessário obter o consentimento do cliente em conformidade com a LGPD, para permitir o armazenamento e gestão dos dados cadastrais. Assim que o cadastro é finalizado, uma solicitação de consentimento é automaticamente enviada por e-mail. Nessa etapa, é possível adicionar uma mensagem personalizada de até 500 caracteres, que será incluída no corpo do e-mail, ajudando o cliente a entender o propósito do consentimento. Uma mensagem padrão é fornecida, mas pode ser ajustada conforme necessário para esclarecer o pedido.

“Olá! Estou enviando uma solicitação para consentimento do seu cadastro de cliente para estarmos em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).”

Atenção:

A qualquer momento o cliente poderá revogar um consentimento que tenha concedido, através do seu portal de Gestão de Consentimentos no endereço:

Lista de clientes

Ao selecionar o item Clientes no Menu principal, a plataforma exibe a lista de todos os clientes cadastrados, organizada do mais recente ao mais antigo. No canto superior esquerdo da tela, há um campo de pesquisa que facilita a localização de um cliente específico em listas extensas. Para tornar as buscas pelo estado da conta (Status) ainda mais ágeis, a plataforma oferece botões de filtro pré-programados, como Ativo, Bloqueado e Consentimento*.

* No acesso por meio de celulares e tablets (Android) o botão de busca (lupa) aparece à esquerda do botão do Perfil do usuário e ao selecioná-la a solução também mostra as opções de busca por estado, botões Ativo, Bloqueado e Consentimento

Cada linha da lista corresponde a uma conta Cliente cadastrada e as informações mais relevantes relacionadas à conta aparecem na sequência, seguindo um ordenamento por colunas. As informações de cada conta listada são:

Nome do cliente

Nome cadastrado no perfil do cliente.

Status

Quando uma conta Cliente é criada ela não fica automaticamente liberada para uso dentro da plataforma. Para estar aderente à LGPD é preciso que o cliente de seu consentimento permitindo a manutenção dos seus dados dentro da plataforma e somente depois dessa permissão é que você, parceiro Intelbras, poderá fazer a gestão dessa conta*.

* No acesso por meio de celulares e tablets (Android) o estado da conta é mostrado logo abaixo do nome atribuído ao cliente.

Para informar o Status a plataforma mostra um componente visual do tipo Chips com as seguintes possibilidades:

  • Retângulo cinza com texto “Aguardando”: Significa que o e-mail de solicitação de consentimento foi encaminhado ao cliente, mas ele ainda não deu retorno;

  • Atenção

    • O estado “Aguardando” fica pendente por 7 dias. Ao expirar esse prazo a conta é excluída automaticamente;

    • Durante o estado “Aguardando” é possível adicionar dispositivo na conta, porém, o cliente precisará primeiro aceitar a solicitação de consentimento da conta, para depois aceitar a solicitação de consentimento do dispositivo (a solução impede que ele de o aceite do dispositivo antes da conta).

  • Retângulo verde com texto “Ativo”: Significa que o cliente recebeu o e-mail de solicitação de consentimento e deu seu aceite. Ou seja, a conta está ativa e você, parceiro Intelbras, está liberado para fazer a gestão dessa conta;

  • Retângulo vermelho com texto “Recusado”: Significa que o cliente recebeu o e-mail de solicitação de consentimento, porém recusou a solicitação. Nessa situação infelizmente você, parceiro Intelbras, não poderá fazer a gestão da conta e todos os dados dessa conta serão eliminados da plataforma.

  • Atenção

    • Caso o cliente recuse a primeira solicitação de consentimento, a plataforma mantém os dados por um período de 7 dias, permitindo que você, parceiro Intelbras, entre em contato para explicar a situação e reenviar o pedido, caso tenha sido recusado por engano ou por falta de entendimento. Esse reenvio só pode ser realizado uma vez, e ao ser feito, o estado do consentimento é atualizado para Aguardando. Se o cliente ainda não der o aceite dentro do prazo de 7 dias ou recusar novamente, a conta do cliente, todos os dados e dispositivos associados serão eliminados da plataforma, pois a conta é fundamental para toda a gestão e monitoramento.

    • Também pode ocorrer o cenário em que o cliente da seu aceite, mas depois de um tempo se arrepende, acessa o portal Gestão de Consentimentos e faz a revogação. Então, da mesma forma que no caso anterior, a conta e todos os seus dados, dispositivos, regras de automação e eventos do histórico serão eliminados da plataforma.

  • O status "Bloqueado" em uma conta cliente é indicado por um retângulo laranja com o texto “Bloqueado”. Esse bloqueio pode ser ativado quando a conta está com status “Ativo” e é útil em situações como inadimplência. Quando a conta está bloqueada, a plataforma Intelbras Guardian Parceiro interrompe o envio de notificações para o parceiro Intelbras relacionadas a essa conta e pausa a execução de regras de automação associadas ao cliente, incluindo o envio de notificações push e outras ações programadas.

Ação

As ações ficam disponíveis através do botão dropdown menu (...), tanto na listagem por computadores quanto por celulares e incluem:

  • Editar: A plataforma leva para as páginas de edição da conta, permitindo a revisão de todos os passos que foram executados no momento da criação. A solução prevê uma aba específica para cada um dos 4 passos: PERFIL, CONTATOS, ENDEREÇO e CONSENTIMENTOS.

  • Atenção:

    • O endereço preenchido no momento da criação da conta é definido como o endereço principal do cliente. Aqui na edição além de poder editar esse endereço principal, ainda é possível adicionar novos endereços e determinar qual deles será o principal. Essa possibilidade será importante para novas funções, previstas nas próximas versões do Intelbras Guardian Parceiro;

    • A aba CONSENTIMENTOS mostra a data de envio da última solicitação; a conta de e-mail para onde foi encaminhada; o estado e a data de aceite. A possibilidade de alterar a mensagem e depois reenviar só é liberada caso o estado da conta seja “Aguardando” (cliente ainda não respondeu) ou “Recusado” (cliente recusou a solicitação).

  • Excluir: Exclui a conta da plataforma e todos os seus dados. Essa é uma ação bastante radical pois a conta do cliente é a base de tudo e eventuais dispositivos adicionados a ela também serão excluídos. Isso também vale para eventuais regras de automação, eventos do histórico e incidentes. Uma conta com estado “Bloqueado” não pode ser excluída. É importante rever os motivos do bloqueio e desfazê-lo, para depois eventualmente excluir a conta;

  • Bloquear: Quando uma conta Cliente está com status “Ativo” é possível efetuar seu bloqueio. Isso pode ser útil em casos de inadimplência, por exemplo, pois nesse estado a plataforma Intelbras Guardian Parceiro deixa de enviar notificações direcionadas a você, parceiro Intelbras, e que estejam atreladas a essa conta Cliente. Além disso eventuais regras de automação relacionadas a esse cliente ficam com execução pausada, isso inclui o envio de notificação push e as demais ações;

  • Desbloquear: Quando uma conta Cliente está com status “Bloqueado” é possível efetuar seu desbloqueio, o que leva a conta novamente para o estado “Ativo”, reestabelecendo o estado normal de notificações e regras de automação associados a essa conta;

  • A plataforma Intelbras Guardian Parceiro oferece a funcionalidade de multisseleção para facilitar algumas ações em lote. Por exemplo, caso seja necessário bloquear vários clientes que estão no estado "Ativo" ao mesmo tempo, é possível marcar a caixa de seleção (checkbox) ao lado de cada cliente desejado e selecionar a opção "Bloquear" no menu dropdown, que está localizado na tarja verde acima da lista de clientes. Essa tarja também exibe a quantidade de itens selecionados.

    No entanto, a plataforma limita ações em lote para clientes que compartilham o mesmo status. Por exemplo, se um cliente está no status "Recusado" e outro no status "Ativo", ao selecioná-los juntos, nenhuma opção de ação em lote será disponibilizada, pois esses clientes possuem estados diferentes que impedem a aplicação de ações simultâneas.

Detalhes do cliente

Ao selecionar determinado cliente da lista (clicando nele) a solução leva para a dashboard desse cliente, mostrando um resumo de tudo o que ele tem. Basicamente essa dashboard contém os seguintes componentes:

  • No canto superior esquerdo a plataforma mostra o nome do cliente e o estado da conta;

  • Logo à direita do nome um ícone seta (>) possibilita a abertura de um backdrop que detalha as informações da conta desse cliente;

Logo abaixo do nome a dashboard mostra 3 cards atalho:

  • VÍDEO: Mostra a quantidade de dispositivos de vídeo dessa conta Cliente. Ao clicar no card a solução abre a lista de dispositivos, na aba VÍDEO, com o filtro aplicado para a conta desse cliente, ou seja, listando todos os dispositivos de vídeo dessa conta;

  • ALARME: Mostra a quantidade de dispositivos de alarme dessa conta Cliente. Ao clicar no card a solução abre a lista de dispositivos, na aba ALARME, com o filtro aplicado para a conta desse cliente, ou seja, listando todos os dispositivos de alarme dessa conta;

  • CONSENTIMENTO: Ao clicar no card a solução abre um backdrop que detalha as informações de consentimento dessa conta.

  • AUTOMAÇÕES: Mostra a quantidade de regras de eventos dessa conta Cliente. Ao clicar no card a solução abre a lista de automações, com filtro aplicado para a conta desse cliente, ou seja, listando todas as regras de evento dessa conta.

Configurações

Configurações é um dos tópicos do Menu principal e de modo geral possibilita o acesso a algumas funções gerenciais da plataforma, através dos subitens Minha Conta, Meu Plano, Funcionários e Papéis. Ao selecionar o item Configurações a solução mostra esses subitens tanto na área do Menu principal quanto na parte central da tela*.

* No acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads(iOS) a seleção do item Configurações no Menu mostra os subitens Minha Conta, Meu Plano, Funcionários e Papéis na parte central da tela.

Minha Conta

Em Minha Conta é possível visualizar os dados gerais do cadastro do parceiro/funcionário junto ao Portal de Relacionamento Intelbras. As informações mostradas são:

  • Nome: Nome cadastrado no CRM Intelbras;

  • E-mail: E-mail cadastrado no CRM Intelbras;

  • CPF: CPF cadastrado no CRM Intelbras;

  • Perfil: “Gestor” caso a conta de acesso seja de parceiro Intelbras; ou “Funcionário” caso a conta de acesso seja de funcionário do parceiro;

  • Empresa: Nome da empresa cadastrada no CRM Intelbras.

No canto inferior esquerdo da tela também existe o botão Ir para o Portal de Relacionamento que dá acesso ao portal de relacionamento Intelbras.

Meu Plano

A opção Meu Plano mostra os pacotes de serviço contidos no plano dentro da plataforma Intelbras Guardian Parceiro e o limite para cada recurso disponível.

Atenção:

A plataforma sempre inclui o pacote Básico, gratuito.

Funcionários

Funcionários possibilita acesso a um conjunto de funções básicas para gestão dos funcionários dentro da plataforma. Através da opção é possível visualizar a lista de funcionários, seu estado (“Ativo”, “Bloqueado”), papel desempenhado dentro da plataforma e ainda executar algumas ações através do botão dropdown menu (...), como a Atribuir novo papel, Bloquear e Desbloquear.

No canto superior esquerdo da tela existe um campo de pesquisa, muito útil no cenário em que a lista se torna extensa demais e se deseja encontrar algum funcionário específico*.

* No acesso por meio de celulares e tablets (Android) o botão de busca (lupa) aparece na extrema direita da barra superior.

Caso o acesso esteja sendo feito por um perfil “Gestor” a plataforma disponibiliza, no canto superior direito da tela, o botão Ver atividades de autenticação que dá acesso aos registros de autenticação (login/logout) na plataforma. O log informa a data/hora, nome do funcionário, se a ação foi de “Login” ou “Logout” e endereço IP da máquina*.

* No acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads(iOS) essas atividades tem acesso disponível através de link contido no próprio texto que aparece na parte superior da tela: “atividades de autenticação”.

No acesso por meio de computadores a seleção de um funcionário da lista também leva à tela de atribuição de papel.

Atribuir novo papel

Para essa ação a solução mostra uma tela contendo o nome do funcionário para o qual se deseja atribuir novo papel e a lista dos papéis disponíveis. A tela é aberta com a seleção posicionada no papel corrente atribuído ao funcionário. Basta então escolher o novo papel desejado e salvar.

Bloquear

Para bloquear um funcionário basta localizá-lo na lista e no botão dropdown menu (...) selecionar a opção Bloquear e depois confirmar. O bloqueio impede que o funcionário acesse a plataforma.

Desbloquear

Para desbloquear um funcionário basta localizá-lo na lista e no botão dropdown menu (...) selecionar a opção Desbloquear. O desbloqueio libera o acesso do funcionário à plataforma.

Atenção:

  • Não é possível excluir um funcionário da plataforma, já que o Intelbras Guardian Parceiro não mantem contas e sim utiliza os cadastros existentes no CRM Intelbras. A opção de bloqueio impede o acesso do funcionário à plataforma, mas se o desejo realmente for a exclusão, então é preciso executar essa ação junto ao CRM Intelbras;

  • A plataforma Intelbras Guardian Parceiro permite o uso de multisseleção para realizar ações em lote com funcionários que compartilham o mesmo status. Por exemplo, se há necessidade de bloquear vários funcionários que estão todos no estado "Ativo", basta selecioná-los e escolher a opção "Bloquear" no overflow menu que aparece na tarja verde acima da lista de funcionários. Essa tarja também informa, do lado esquerdo, a quantidade de itens selecionados.

    Em cenários onde os funcionários selecionados possuem diferentes status, as ações em lote são limitadas. Por exemplo, se um funcionário está com o status "Bloqueado" e outro com "Ativo", a única ação em lote disponível será "Atribuir novo papel", pois essa é a única ação que pode ser aplicada simultaneamente a funcionários em diferentes estados.

  • * No acesso por meio de computadores (Windows) a seleção é feita através do checkbox que fica à esquerda do nome do funcionário. Já no acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads (iOS) para selecionar um funcionário é preciso clicar no seu avatar, que fica à esquerda do seu nome.

    ** No acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads (iOS) as opções da multisseleção ficam na barra superior, parte superior da tela.

Papéis

Por meio dos papéis é possível controlar o que cada funcionário pode fazer dentro da plataforma. Para isso, basta criar um papel, associar a ele as permissões desejadas e depois atribuir a um funcionário. Através da opção Papéis pode-se visualizar a lista de papéis disponíveis e executar algumas ações, através do botão dropdown menu (...), como Editar e Excluir. Além disso, no canto superior direito da tela o botão + Adicionar papel possibilita acesso à tela de criação de papel*.

* No acesso por meio de celulares e tablets (Android) o botão + Adicionar papel fica na parte inferior da tela

A seleção de um papel específico da lista também leva à tela de edição de papel.

Editar

A edição possibilita a alteração de um papel já criado. Para essa ação a solução mostra uma tela contendo os campos:

  • Nome do papel: Nome que melhor representa o papel dentro da empresa;

  • Descrição: Campo de texto, com no máximo 250 caracteres, para descrever resumidamente o papel;

  • Em seguida, abaixo do título “PERMISSÕES”, a solução lista os grandes blocos de função da plataforma como Clientes, Dispositivos etc. Para cada bloco é possível selecionar as ações chave, como “Editar”, “Visualizar”, “Criar” e “Excluir”. Então, por exemplo, se o bloco Dispositivos for marcado e dentro dele a ação “Criar” também for marcada, significa que o papel que está sendo alterado terá poderes para criar um dispositivo e adicionar em uma conta Cliente.

  • Atenção

    A visualização (“Visualizar”) é uma permissão que só fica no estado selecionável caso as permissões “Editar”, “Criar” e “Excluir” estejam desabilitadas. Isso porque não faria sentido, por exemplo, marcar a opção “Editar” e desmarcar “Visualizar”, já que não seria possível alguém conseguir editar um papel sem poder vê-lo. Assim, sempre que pelo menos uma das opções “Editar”, “Criar” e “Excluir” estiver marcada, fatalmente a opção “Visualizar” também estará e não será possível desabilitá-la.

Excluir

Permite excluir um papel da plataforma, mas apenas se esse papel não estiver atribuído a funcionário.

Criar um papel

Para criar um papel basta na tela de Papéis selecionar o botão + Adicionar papel. A plataforma leva à mesma tela de edição, porém com os campos vazios. Depois de criado basta atribuir o novo papel ao funcionário desejado*.

* No acesso por meio de celulares, tablets (Android) e iPads (iOS) o botão + Adicionar papel fica na parte inferior da tela.

Sobre

Sobre é um dos tópicos do Menu principal e possibilita acesso às informações da plataforma, como Versão de software e Licenças utilizadas.

Versão

Mostra a versão do software da plataforma, versão do aplicativo Android e versão do serviço local Windows.

Licenças

Mostra as licenças de software usadas na plataforma.

Notificação

Notificação é uma mensagem assíncrona encaminhada por sites e aplicativos para os dispositivos dos usuários como forma de chamar a atenção quanto a ocorrência de eventos importantes como comunicados, lembretes, promoções, alertas ou qualquer outra informação relevante.

Para conseguir entregar esse tipo de mensagem o Intelbras Guardian Parceiro utiliza a solução Firebase Cloud Messaging (FCM) da Google em dois cenários distintos, embora com mecanismos praticamente idênticos, sendo um deles baseado na web e voltado para notebooks e desktops e outro baseado em aplicativo, porém destinado a celulares e tablets.

Atenção:

Tanto no ambiente dos computadores quanto celulares as notificações encaminhadas pela plataforma Intelbras Guardian Parceiro são aquelas que resultam da execução das ações de Automação. Por exemplo, se apenas a geração de incidente for selecionada, então nenhuma notificação será encaminhada. Mas se por outro lado a ação de envio de notificação e a ação de ativação de PGM forem escolhidas, então as pessoas escolhidas receberão duas notificações, uma informando que o evento gatilho ocorreu e outra informando que a saída PGM foi acionada.

Notificação para notebooks e desktops (Windows)

Para que o parceiro Intelbras receba notificações do Intelbras Guardian Parceiro diretamente no computador, é necessário que tanto as Notificações do Browser quanto as Notificações do Servidor estejam ativas.

  1. Notificações do Browser: O navegador precisa estar configurado para permitir notificações. Sem essa permissão, as notificações não serão exibidas na aplicação.
  2. Notificações do Servidor: A estrutura do Intelbras Guardian Parceiro precisa estar devidamente configurada para que as mensagens possam sair da nuvem e alcançar o usuário no computador especificado.
A aplicação usa o SDK web do Firebase para identificar o usuário por meio de um ID específico. Esse ID é transmitido ao serviço em nuvem do Intelbras Guardian Parceiro, o qual envia a notificação para o Firebase. O Firebase, então, roteia a mensagem pela internet até o navegador do usuário, onde ela aparece como uma nova notificação.

Essas ativações ocorrem de maneira guiada durante os passos iniciais de uso da plataforma, facilitando a configuração inicial para o usuário.

Atenção:

  • Além das configurações descritas é preciso estar logado na plataforma para receber notificações;

  • Quando habilitadas, elas aparecem por um tempo geralmente no canto inferior, lado direito da tela;

  • As notificações continuam aparecendo mesmo estando em outra aba do navegador, mas desde que o usuário esteja logado na plataforma;

  • Para acessar as notificações no Windows basta selecionar a data e a hora na barra de tarefas para abrir a Central de Notificações. Alternativamente, como atalho, também é possível pressionar ao mesmo tempo a tecla com o logotipo do Windows e a tecla N.

Notificação para celulares e tablets (Android/iOS)

Quando o acesso ao Intelbras Guardian Parceiro ocorre por celulares e tablets, o processo é mais direto e familiar para o usuário, não sendo necessário configurar manualmente as ativações detalhadas para computadores. A única configuração necessária é a ativação das notificações para a aplicação no dispositivo móvel.

A aplicação Intelbras Guardian Parceiro, baixada da loja de aplicativos, utiliza o SDK Android do Firebase para realizar automaticamente as configurações essenciais. Esse SDK garante que as mensagens saiam da nuvem e cheguem ao celular do usuário, sem necessidade de configurações adicionais. Isso torna a experiência de uso mais intuitiva e ágil para quem acessa a plataforma via dispositivos móveis.

Atenção:

  • Além das configurações descritas é preciso estar logado na plataforma para receber notificações;

  • Quando habilitadas, elas surgem na tela por alguns instantes e depois somem;

  • As notificações continuam aparecendo mesmo com o aplicativo fechado, mas desde que o usuário esteja logado na plataforma. O ícone do aplicativo mostra um contador (bolinha vermelha) com as notificações recentes;

  • Para acessar as notificações no seu dispositivo Android ou iOS geralmente basta puxar a barra de status para baixo, mas existem variações dependendo do fabricante (consulte o tópico das notificações nas configurações do seu aparelho).

Gestão de Consentimentos

O Portal Gestão de Consentimentos é um local de acesso exclusivo do cliente final, fora da plataforma Intelbras Guardian Parceiro, dedicado à gestão dos consentimentos que foram concedidos pelo cliente final para você, parceiro Intelbras. Através desse portal seu cliente pode visualizar os consentimentos para os quais ele já deu aceite ou aqueles que ainda não foram avaliados por ele (“Aguardando”), além de poder aceitar ou revogar caso necessário.

Passo a passo para seu cliente acessar o portal

  1. Acessar o link: Gestão de Consentimentos

  2. Atenção:

    O link para o portal Gestão de Consentimentos é encaminhado ao cliente juntamente com o e-mail de solicitação de consentimento.

  3. Ao clicar no link a solução requisita o e-mail através do qual o cliente já recebeu uma solicitação de consentimento do Intelbras Guardian Parceiro;

  4. Depois de responder com a conta de e-mail e a um Captcha a solução envia uma chave de acesso pela conta de e-mail informada;

  5. O cliente então precisa acessar essa conta de e-mail, copiar a chave de acesso e depois colar no portal que está requisitando;

  6. Caso a chave seja validada o acesso ao portal é finalmente liberado.

Dentro do portal

Ao acessar o portal Gestão de Consentimentos seu cliente tem acesso à lista de todos os consentimentos solicitados e aceitos e também aos solicitados porém pendentes de avaliação, os tipos de consentimentos são:

  • Consentimento de manutenção de cadastro;
  • Consentimento para vínculo de cadastro com Conta Intelbras;
  • Consentimento de manutenção de dispositivo (Vídeo):
    • Receber Eventos;
    • Monitorar status da conexão;
    • Atualização de firmware;
    • Interface Web;
    • Criar regras de automação;
    • Ver Canais ao Vivo;
    • Ver Gravação;
    • Manter dados do dispositivo*.
  • Consentimento de manutenção de dispositivo (Alarme):
    • Receber Eventos;
    • Monitorar status da conexão;
    • Criar regras de automação;
    • Manter dados do dispositivo*.

*O consentimento para manter os dados do dispositivo por padrão estará selecionado e será solicitado ao Cliente vinculado ao Dispositivo.

Atenção:

  • A lista é apresentada em formato de card. Cada card se refere a um consentimento, seja de manutenção de cadastro de conta ou de permissão de acesso a dispositivo;

  • O consentimento de manutenção de cadastro de conta é importante para que você, parceiro Intelbras, possa manter os dados do cliente;

  • O consentimento que permite acesso a dispositivo é importante para que você, parceiro Intelbras, possa ter acesso ao equipamento, seja para fins de manutenção, receber eventos etc;

  • Cada dispositivo tem seu próprio consentimento;

  • O portal mostra tanto os consentimentos para os quais o cliente já deu seu aceite, como também aqueles que ainda estão no estado “Aguardando”, ou seja, à espera da avaliação do cliente;

  • Para os consentimentos que estão no estado “Aguardando” o cliente tem a opção de efetuar a avaliação (aceitar ou recusar) seja através do e-mail de solicitação, seja por este portal Gestão de Consentimentos;

  • No canto superior esquerdo da tela do portal existe um campo de pesquisa, muito útil no cenário em que a lista se torna extensa demais e se deseja encontrar algum consentimento específico. Para agilizar algumas buscas a plataforma disponibiliza botões com filtro pré- programados, que faz a pesquisa pelo estado do consentimento, como Aceitos e Aguardando;

  • O card mostra algumas informações importantes, como o tipo de consentimento; dispositivo (depende do tipo de consentimento); data/hora de envio (no caso de consentimento aguardando); data/hora de aceite (quando já foi aceito). É possível ainda expandir o card para acessar outras informações, como os dados coletados (no caso de manutenção de cadastro); data limite de aceite (no caso de consentimento que esteja à espera da avaliação do cliente) e o que acontece se o cliente revogar o consentimento;

  • Se o cliente já havia dado aceite a um consentimento de dispositivo, mas depois acessou o portal e fez a revogação, então o dispositivo é eliminado da plataforma;

  • Se o cliente já havia dado aceite a um consentimento de manutenção de cadastro, mas depois acessou o portal e fez a revogação, então a conta e todos os seus dados, dispositivos, regras de automação e eventos do histórico serão eliminados da plataforma;

  • Ao adicionar um dispositivo na conta de um cliente existe um prazo de 7 dias para conseguir seu consentimento. Mesmo se o cliente recusar na primeira vez existe a possibilidade de fazer nova tentativa dentro desses 7 dias. Se nesse prazo o cliente não der seu aceite ou se recusar novamente, então o dispositivo é eliminado da plataforma;

  • De forma semelhante, ao criar uma conta de cliente existe um prazo de 7 dias para conseguir seu consentimento. Mesmo se ele recusar na primeira vez existe a possibilidade de fazer nova tentativa dentro desses 7 dias. Se nesse prazo o cliente não der seu aceite ou se recusar novamente, então a conta e todos os seus dados serão eliminados da plataforma. Como a conta do cliente é a base de tudo, eventuais dispositivos adicionados a ela também serão excluídos. Isso também vale para eventuais regras de automação, eventos do histórico e incidentes.

Fale Conosco

Suporte a clientes: (48) 2106 0006

Fórum: forum.intelbras.com.br

Suporte via chat e e-mail: http://suporte-tecnico.intelbras.com.br/contato-suporte-tecnico

SAC: 0800 704 2767

Onde comprar? Quem instala?: 0800 724 5115

Produzido por: Intelbras S/A – Indústria de Telecomunicação Eletrônica Brasileira

Rodovia BR 101, km 210 – Área Industrial – São José/SC – 88104-800

www.intelbras.com/pt-br/

Indústria Brasileira